3
O trabalho de Paulo entre os que não são judeus
1 Por esta causa eu, Paulo, sou prisioneiro de Jesus Cristo, por amor de vocês que não são judeus.
2 Vocês certamente devem ter ouvido que Deus me deu o privilégio de trabalhar para o bem de vocês.
3 E Ele me mostrou por meio de revelação o seu plano secreto, como já escrevi resumidamente.
4 Se vocês lerem o que escrevi, poderão ver o que eu realmente compreendo a respeito da verdade de Cristo que estava escondida.
5 Nas gerações passadas, essa verdade não foi mostrada para as pessoas, mas agora Deus a revelou aos seus santos apóstolos
* e profetas
†, por meio do Espírito
‡.
6 A verdade que estava escondida é que, por meio das Boas Novas
§, aqueles que não são judeus são herdeiros junto com os judeus. Eles são membros do mesmo corpo e, juntamente com os judeus, participam da promessa que Deus fez em Cristo Jesus.
7 Eu me tornei um servo, encarregado de anunciar as Boas Novas
*, devido ao dom da graça
† de Deus. E essa graça me foi dada pela ação do seu poder.
8 Eu sou aquele que tem menos importância entre todos do povo de Deus. Contudo, o próprio Deus me deu o privilégio de anunciar aos que não são judeus as Boas Novas a respeito das incontáveis riquezas de Cristo.
9 E também Ele me deu o privilégio de esclarecer a todos qual é o seu plano secreto. Desde o princípio do mundo, esse plano secreto tinha permanecido escondido em Deus, que foi quem criou todas as coisas.
10 Deus queria que, por meio da igreja, os poderes e as autoridades dos céus conhecessem a sua sabedoria em todas as suas formas.
11 E isso está de acordo com o eterno propósito de Deus, realizado em Cristo Jesus, nosso Senhor.
12 Por intermédio dele, nós podemos nos apresentar diante de Deus com confiança e sem medo, por meio da fé que temos em Cristo.
13 Portanto, eu lhes peço que não desanimem por causa daquilo que sofro por vocês, pois esse sofrimento é uma honra para vocês.
O amor de Cristo
14 Por isso eu me ajoelho diante do Pai,
15 de quem toda a família no céu e na terra recebe o seu verdadeiro nome.
16 Peço ao Pai que, de acordo com a sua grande glória, Ele permita que vocês tenham os seus espíritos poderosamente fortalecidos, por meio do seu Espírito
‡.
17 Peço que Cristo viva nos seus corações por meio de fé, e que a vida de vocês tenha raízes e alicerces no amor.
18 Assim vocês poderão compreender, junto com todo o povo de Deus, qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo.
19 Sim, que vocês possam conhecer esse amor, o qual supera todo entendimento, para que fiquem repletos da natureza de Deus.
20 Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, mediante seu poder que atua em nós! 21 A Ele seja dada a glória na igreja e em Cristo Jesus por todas as gerações e para sempre! Amém.