2 TIMÓTEO
1
Eu, Paulo, estou escrevendo esta carta. Sou apóstolo escolhido por Cristo Jesus por meio de Deus operar aquilo que desejava realizar e porque Deus prometeu que as pessoas vão viver para sempre por terem uma íntima relação com / estarem ligados a Cristo Jesus. Estou escrevendo a você, Timóteo, a quem amo como se você fosse meu próprio filho. Estou orando que Deus nosso Pai e Cristo Jesus nosso Senhor continuem agindo bondosamente para com você, sejam misericordiosos para com você, fazendo com que você tenha paz.
Dou graças a Deus por tudo aquilo que Jesus tem feito por você. É Deus a quem sirvo, como fizeram meus antepassados. Sirvo a ele da maneira que sei que é certa. Dou graças a ele enquanto repetidas vezes me lembro de orar por você quando faço pedidos a Deus de noite e durante o dia. Ao dar graças a Deus por você, desejo muito ver você, pois tenho lembrado quanto você chorou quando nós nos separamos um do outro. Desejo ver você para poder ficar muito contente mesmo. Dou graças a Deus porque me lembrei que você crê sinceramente em Cristo Jesus. Primeiro sua avó, Loide, e sua mãe, Eunice, creram nele. Sim, tenho certeza de que você também crê nele.
Por ter certeza de que você crê nele, venho lembrar-lhe de fazer com fervor aquilo que Deus determinou e capacitou você para fazer. Deus escolheu você pelo imposição das minhas mãos separando-o para o serviço de Deus. Faça aquilo que Deus mandou você fazer, pois Deus colocou dentro de nós seu Espírito Santo, para não termos medo e torná-nos poderosos para trabalhar por Deus, amar aos outros e controlar-nos a nós mesmos.
Portanto, não se envergonhe nunca da mensagem que contamos sobre nosso Senhor. E não se envergonhe de mim, mesmo que eu esteja preso por ter pregado sobre ele. Em vez disso, esteja disposto a sofrer como eu sofro por estar proclamando a boa mensagem. Suporte aquilo que vai sofrer por ser capacitado por Deus para assim fazer. Deus nos salvou e quer que tenhamos vidas puras. Não foram nossas boas ações que o levaram a agir bondosamente para conosco; ele mesmo planejou ajudar-nos. Quer dizer, há muito tempo ele determinou favorecer-nos mediante aquilo que Cristo Jesus ia fazer por nós. 10 Agora, por meio da vinda do nosso Salvador Cristo Jesus, ele tem mostrado que age bondosamente para conosco. Especificamente, Cristo Jesus fez com que não ficássemos mortos após a morte; e ele revelou que, por meio de ouvirmos e respondermos à boa mensagem sobre Cristo Jesus, vamos viver para sempre em corpos que não vão apodrecer. 11 Cristo me escolheu para apóstolo, para ir a muitos lugares, proclamando e ensinando a boa mensagem dele. 12 Portanto, mesmo que eu esteja sofrendo aqui nesta cadeia, não tenho vergonha (OU, eu me orgulho) de suportar o sofrimento, pois conheço a Cristo Jesus, aquele em quem tenho confiado e porque tenho certeza que ele vai poder guardar bem a boa mensagem que me confiou (OU, as coisas que confiei a ele) até o dia quando ele voltar.
13 Tenha cuidado de contar a mesma mensagem correta que ouviu de mim. E ao contá-la, confie em Cristo Jesus e ame a Deus e as pessoas, como Cristo Jesus capacita você para fazer. 14 Não deixe que ninguém persuada você a modificar a boa mensagem que Deus confiou a você. Deixe que o Espírito Santo que vive em nós ajude você a assim fazer.
15 Você já sabe que quase todos os crentes da província de Ásia me abandonaram, entre eles Fígelo e Hermógenes. 16  Mas estou orando que o Senhor tenha misericórdia da família de Onesíforo pelas seguintes razões: Muitas vezes ele me reanimou e, mesmo ficando eu preso, ele não se envergonhou de mim. 17 Pelo contrário, ao chegar na cidade de Roma, ele me procurou diligentemente e me encontrou. 18  Peço que o Senhor seja bondoso para com ele naquele dia quando ele, o Senhor, vai julgar as pessoas. E você já sabe muito bem o quanto Onesíforo servia as pessoas na cidade de Éfeso.