^
Romanos
Romanos 1.1-7
TEMA: Eu, Paulo, apóstolo designado para proclamar a boa mensagem sobre Jesus Cristo, escrevo esta carta a todos vocês, crentes que moram em Roma. Peço a Deus que continue agindo bondosamente para com vocês e lhes dê paz.
Romanos 1.8-15
TEMA: Agradeço a Deus que as pessoas por toda parte estão comentando sobre como vocês, crentes romanos, confiam em Jesus Cristo. Peço a Deus que ele me permita visitá-los logo. Quero que vocês saibam que tenho anelado fazer exatamente isso, mas fui sempre impedido pelas circunstâncias. Desejava ardentemente proclamar a boa mensagem também a vocês que moram em Roma
Romanos 1.16-17
TEMA: Por ser ela o poderoso meio pelo qual Deus salva todos aqueles que confiam em Cristo, sejam eles judeus ou não judeu, proclamo confiantemente a boa mensagem sobre o que Cristo fez, pois mediante esta mensagem Deus revela seu jeito de declarar justos os seres humanos.
Romanos 1.18
TEMA: Deus esclarece que está zangado com os não judeus ímpios e iníquos.
Romanos 1.19-23
TEMA: Todas as pessoas podem saber claramente como é Deus; portanto, ninguém tem como alegar, “Nunca fomos informados acerca de Deus.”
Romanos 1.24-27
TEMA: Portanto Deus deixou que os não judeus se sentissem obrigados a praticar coisas vergonhosas, resultando na desonra sexual dos seus corpos. Ele assim fez porque eles adoravam os ídolos e as coisas criadas ao invés de adorarem a Deus. Como resultado das relações sexuais pouco naturais – tanto de homens como de mulheres – eles têm sido castigados como bem mereciam.
Romanos 1.28-32
TEMA: Como resultado de Deus permitir que eles ficassem obsessionados por seus próprios pensamentos pervertidos, eles passaram a praticar toda sorte de coisas ruins, que Deus declara impróprias. E até aprovavam tais práticas por parte das outras pessoas.
Romanos 2.1-5
TEMA: Qualquer de vocês que condenar os não-judeus por terem feito coisas malévolas será condenado por Deus, pois vocês também praticam as mesmas coisas ruins.
Romanos 2.6-11
TEMA: Deus vai recompensar cada pessoa de acordo com aquilo que ela tiver feito, pois ele não se deixa influenciar pela categoria social das pessoas.
Romanos 2.13-16
TEMA: todos os não judeus ficarão eternamente separados de Deus por causa dos pecados deles, e todos os judeus serão condenados por seus pecados, pois Deus vai justificar somente aqueles que tiverem obedecido continuamente a lei mosaica.
Romanos 2.17-24
TEMA: É repugnante que qualquer um de vocês, que têm todas as vantagens de serem judeus, fosse desobedecer a lei de Deus e, como resultado, insultar a Deus
Romanos 2.25-29
TEMA: Deus vai considerar aceitáveis os não judeus se eles obedecerem a lei dele, e tais não judeus vão declarar que Deus tem razão ao condenar aqueles que desobedecem suas leis, pois são somente aqueles que são transformados no seu interior que são autênticos judeus, aceitáveis a Deus.
Romanos 3.1-8
Romanos 3.9-18
TEMA: Dou uma resposta negativa à pergunta sobre se Deus vai tratar os judeus mais favoravelmente que os não judeus, pois as Escrituras esclarecem o fato de que todos os seres humanos são condenados por Deus por causa dos seus pecados.
Romanos 3.19-20
TEMA: Em resumo, ninguém pode contestar a condenação de Deus; todos os seres humanos foram declarados culpados por Deus.
Romanos 3.21-26
TEMA: Agora Deus apaga o registro dos pecados de todos – judeus e não judeus – que confiam naquilo que Jesus Cristo fez por eles. Deus apresentou a Cristo como aquele que iria expiar os pecados, derramando seu sangue na cruz.
Romanos 3.27-31
TEMA: Portanto somos impedidos de vangloriar-nos do fato de Deus haver apagado o registro de nossos pecados por termos obedecido a lei de Moisés. E Deus vai aceitar também os não judeus em pé de igualdade. Ao afirmarmos que as pessoas são declaradas justas mediante sua confiança em Cristo, realmente estamos confirmando, não anulando, a lei de Moisés.
Romanos 4.1-7
TEMA: Podemos tirar certas conclusões, da experiência de Abraão, sobre como Deus consegue apagar o registro de nossos pecados. Ele, Abraão, não podia vangloriar-se disso porque as Escrituras explicam que foi por causa da sua fé na promessa de Deus que Deus apagou o registro dos pecados dele. Esse gesto por parte de Deus foi como um prêmio, não uma remuneração ou pagamento, para Abraão.
Romanos 4.9-17a
TEMA: Esta felicidade de saber que Deus já apagou o registro de nossos pecados é também para os não judeus; lembrem-se de que foi antes da circuncisão de Abraão quando ele era ainda efetivamente não judeu que Deus assim procedeu no caso dele. Posteriormente, Abraão recebeu a circuncisão simplesmente como sinal de Deus haver apagado o registro dos seus pecados por causa da sua fé, e como resultado disso ele se tornou pai espiritual de todos aqueles que creem em Deus como ele, sejam eles circuncidados ou não.
Romanos 4.17b-22
TEMA: Foi por Abraão acreditar confiantemente na promessa de Deus de dar-lhe muitos descendentes, faltando a mínima base para a esperança de que tal acontecesse, que Deus apagou o registro dos pecados dele.
Romanos 4.23-25
TEMA: As palavras referentes ao gesto de Deus, apagando o registro dos pecados de Abraão, foram escritas também como garantia para nós que cremos em Deus.
Romanos 5.1-5
TEMA: Por Deus ter apagado o registro de nossos pecados, temos paz com Deus, experimentamos seu bondoso gesto para conosco, regozijamo-nos pois esperamos receber a glória de Deus, e até nos alegramos no sofrimento porque sabemos do resultado produzido por ele.
Romanos 5.6-11
TEMA: Já que Cristo morreu por nós, seres ímpios, ele com certeza vai nos salvar do castigo eterno de Deus, portanto nos gabamos daquilo que ele tem feito por nós.
Romanos 5.12-21
TEMA: Muito embora o pecado de um homem, Adão tenha resultado na morte de todos os seres humanos e a declaração de Deus de que eles merecem ser castigados, o ato justo de obediência de Cristo, ao morrer, fez com que muitos experimentassem a graça de Deus, sendo declarados justos e vivendo eternamente, e vai resultar no fato de eles reinarem com Cristo
Romanos 6.1-14
TEMA: Se alguém fosse dizer que talvez devêssemos continuar pecando para que Deus pudesse continuar agindo mais bondosamente para conosco, eu responderia que nós, que devemos considerar-nos indiferentes aos desejos pecaminosos, devemos evitar todo pecado habitual. Devemos levar sempre em mente que é como se nossa antiga natureza pecaminosa tivesse deixado de funcionar, ficando nós agora indiferentes aos desejos pecaminosos e vivendo de uma forma nova. Não deixem que o desejo de cometer pecados os controle. Pelo contrário, apresentem-se a Deus com o propósito de fazerem coisas retas e justas.
Romanos 6.15-23
TEMA: Se alguém fosse tirar a conclusão de que talvez possamos pecar agora, por não sermos mais obrigados a obedecer a lei de Moisés, eu diria um “Não!” bem firme; deixem que a mente obrigue o corpo a agir de forma justa e reta.
Romanos 7.1-6
TEMA: Vocês sabem que, ao morrer, o ser humano fica livre da exigência de obedecer qualquer lei. Semelhantemente, Deus nos livrou da exigência de obedecermos a lei de Moisés para sermos salvos.
Romanos 7.7-12
TEMA: Minha resposta à réplica de ser má a lei de Moisés, por fazer-nos pecar, é que essa lei é santa e boa; ela simplesmente revela que são ruins as nossas práticas.
Romanos 7.13
TEMA: É negativa a minha resposta à objeção da lei de Deus, mesmo sendo boa, leva as pessoas a serem espiritualmente mortas. Pelo contrário, é nosso desejo de cometer pecado que nos faz pecar e nos torna espiritualmente mortos.
Romanos 7.14-25
TEMA: A lei vem do Espírito de Deus, mas vocês e eu somos influenciados por nossa natureza pecaminosa. Costumamos não fazer as coisas que desejamos, senão aquelas que detestamos, por causa de um desejo de pecar que nos satura e nos impede de fazer o bem – a menos que Cristo nos liberte do controle destes desejos.
Romanos 8.1-11
TEMA: Deus não vai, de jeito nenhum, condenar aqueles que estão unidos com Cristo Jesus, pois o Espírito de Deus nos livrou da inevitabilidade de pecarmos, e da morte espiritual.
Romanos 8.12-13
TEMA: Somos obrigados a viver como manda o Espírito, não como exige nossa pecaminosa natureza humana, pois se vocês optarem por esta segunda alternativa vão ficar separados eternamente de Deus, mas se deixarem de fazer assim vão viver eternamente.
Romanos 8.14-17
TEMA: Já que os filhos de Deus somos nós, que permitimos que o Espírito de Deus nos guie, nós também vamos herdar a eterna bênção de Deus.
Romanos 8.18-25
TEMA Já que tudo que Deus criou espera ansiosamente o momento de ele revelar quem são os verdadeiros filhos dele, acho que aquilo que estamos sofrendo agora nem vale a pena notar.
Romanos 8.26-27
TEMA: O Espírito nos ajuda quando sentimos o nosso Espírito enfraquecido; o Espírito ora a Deus em nosso favor, e Deus entende o que o Espírito comunica.
Romanos 8.28-30
TEMA: Para nós que amamos a Deus, ele executa todas as coisas de uma forma que produz o bem. Ele assim faz porque, sabendo já que seríamos salvos e iríamos possuir o caráter do seu Filho, ele nos escolheu e nos declarou justos, e com certeza ele vai dar-nos um futuro esplêndido.
Romanos 8.31-39
TEMA: Com base nestas coisas, devemos concluir que ninguém pode prevalecer contra nós, e que absolutamente nada nem ninguém pode separar-nos de sermos amados por Cristo e Deus.
Romanos 9.1a
TEMA: A maioria dos meus irmãos israelitas tem rejeitado a Cristo.
Romanos 9.1b-5
TEMA: Eu lhes digo sinceramente que lamento isto, e estaria disposto a ficar separado de Cristo, se tal os ajudasse a crer em Cristo.
Romanos 9.6-13
TEMA: Isto não prova o fracasso de Deus, no tocante ao cumprimento daquilo que tinha prometido a Abraão, porque, como a Escritura mostra, não são todos os que descendem naturalmente de Jacó ou Abraão que Deus considera filhos dele, senão aqueles que nasceram como resultado daquilo que Deus prometeu.
Romanos 9.14-18
TEMA: Como indica a Escritura, a escolha divina das pessoas não depende dos desejos ou esforços delas. Deus ajuda a quem quiser, e torna obstinado a quem quiser. Não podemos concluir que Deus seja injusto ao escolher aqueles que quiser.
Romanos 9.19-29
TEMA: Minha resposta a qualquer objeção a esta doutrina é que Deus tem todo direito de realizar os seus propósitos; ele tolerou as pessoas que lhe despertaram a ira, para poder manifestar quão gloriosamente ele atua para com aqueles de quem pretende ter misericórdia.
Romanos 9.30-33
TEMA: Os não judeus descobriram a maneira pela qual Deus poderia declará-los retos e justos. Os judeus não conseguiram realizar aquilo que a lei mosaica exige; eles tentaram descobrir uma maneira de serem declarados justos, praticando certas coisas para que Deus fosse aceitá-los.
Romanos 10.1-4
TEMA: Meu profundo desejo e sincera oração é que Deus salve os judeus, que não sabem buscá-lo corretamente.
Romanos 10.5-13
TEMA: A mensagem da Escritura é que, se alguém confessar publicamente que Jesus é Senhor, e crê no seu íntimo que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo, pois Deus trata os judeus e os não judeus de forma igual.
Romanos 10.14-21
TEMA: Minha resposta à objeção de que os judeus não podem pedir que Cristo os salve, se Deus não lhes mandar algum pregador, é que Deus já lhes mandou pessoas que lhes pregaram sobre Cristo, mas que a maioria dos judeus não aceitou o evangelho. As pessoas, de fato, estão crendo em Cristo e ouvindo a mensagem.
Romanos 11.1-6
TEMA: Respondendo à questão de se os judeus ouviram e entenderam sobre Cristo, ou não, eu diria que, como afirma a Escritura, eles ouviram a mensagem e devem tê-la entendido, pois até os não judeus, que nem buscavam a Deus, conseguiram entendê-la.
Romanos 11.7-10
TEMA: O povo de Israel, em geral, não descobriu a maneira (certa) de ser declarado justo, o qual é confirmado pelas Escrituras, embora aqueles que Deus tinha escolhido efetivamente a descobrissem.
Romanos 11.11-12
TEMA: Dou uma resposta negativa à questão de se o resultado da incredulidade dos judeus constitui um permanente afastamento de Deus, pois Deus está salvando muitos não judeus para criar inveja nos judeus, que assim vão procurar ser salvos também.
Romanos 11.13-16
TEMA: Estimo altamente a obra à qual Deus me chamou, como apóstolo entre vocês não judeus. Espero poder criar inveja nos meus irmãos judeus, e que isto possa resultar na salvação de alguns deles.
Romanos 11.17-24
TEMA: Vocês não judeus não devem desprezar os judeus que Deus rejeitou, e não devem ficar orgulhosos; pelo contrário, tenham cuidado! Deus não vai poupar vocês se afastarem dele, e ele vai agir bondosamente para com os judeus e reconciliar-se com eles se eles confiarem em Cristo.
Romanos 11.25-32
TEMA: Quero que vocês saibam que todo o povo de Israel vai ser salvo algum dia, como vaticinam as Escrituras. Deus os ama ainda por causa dos seus antepassados. É do propósito de Deus agir bondosamente para com eles, bem como com todos os gentios (não judeus).
Romanos 11.33-36
TEMA: Maravilha-me a grandeza da sabedoria e do conhecimento de Deus, bem como as decisões tomadas por ele e as suas ações para conosco.
Romanos 12.1-2
TEMA: Apelo a vocês: Por causa das muitas maneiras em que Deus tem agido com misericórdia para com vocês, apresentem-se agora a Deus, como se fossem sacrifícios vivos, pois é esta a maneira apropriada de servi-lo. Não deixem que suas ações sejam determinadas por elementos não cristãos; pelo contrário, deixem que Deus transforme seu modo de pensar.
Romanos 12.3-8
TEMA: Não tenham uma opinião exageradamente elevada de si mesmos. Pelo contrário, pensem de forma sensata, considerando suas habilidades, que Deus lhes deu por crerem em Cristo. Façamos diligente e alegremente as coisas que Deus nos capacitou a fazer.
Romanos 12.9-18
TEMA: Amem-se uns aos outros sinceramente, nas diversas facetas da sua interação.
Romanos 12.19-21
TEMA: Em vez de se vingarem, deixem que Deus os vingue; e em vez de serem derrotados pelo mal praticado contra vocês, sejam vitoriosos sobre tais coisas pela prática de boas obras para com aqueles que lhes fizerem mal, pois é isto que as Escrituras mandam.
Romanos 13.1-7
TEMA: Cada crente deve ficar sujeito às autoridades civis, pois qualquer indivíduo que se opuser a elas se opõe àquilo que Deus estabeleceu, e vai instigar contra si mesmo o castigo das autoridades que Deus considerar apropriado. Façam o bem, e elas vão louvar vocês. Contribuam às autoridades aquilo que são obrigados a contribuir-lhes.
Romanos 13.8-10
TEMA: Não deixem as dívidas sem pagamento. Sua única obrigação é de se amarem uns aos outros, pois isto satisfaz plenamente as exigências da lei de Deus.
Romanos 13.11-14
TEMA: Por ser hora de estarmos plenamente ativos, devemos deixar de praticar obras iníquas; devemos fazer as coisas que nos ajudam a resistir o mal, devemos viver de uma forma apropriada e devemos ser como Cristo.
Romanos 14.1-4
TEMA: Aceitem aqueles que duvidam se têm licença de fazer certas coisas, ou não. Aqueles que acham certo comer todo tipo de comida não devem desprezar aqueles que têm opinião diferente, e aqueles que têm preconceito contra certas comidas não devem condenar aqueles que não têm, pois Deus os aceitou.
Romanos 14.5-9
TEMA: Cada indivíduo deve ter plena confiança acerca da observação de dias especiais, pensando e resolvendo o assunto por conta própria. Não está intrinsecamente errado proceder assim.
Romanos 14.10-12
TEMA: Vocês não devem condenar nem desprezar seus irmãos crentes que têm opiniões diferentes sobre os regulamentos religiosos, pois é Deus quem vai determinar a aprovação daquilo que temos feito
Romanos 14.13-18
TEMA: Ao invés de condenar-se mutuamente, resolvam não fazer nada que possa conduzir um irmão crente para o pecado, dando a ele um mau exemplo que pode fazer com que outras pessoas falem mal de vocês.
Romanos 14.19-23
TEMA: Procurem fazer tudo possível para ajudar seus irmãos crentes a viverem em paz uns com os outros, crescendo espiritualmente. Não destruam o que Deus tem feito na vida dos outros, como consequência de comerem certas coisas. Guardem entre vocês mesmos e Deus as suas crenças acerca das comidas, e não obriguem os outros a aceitarem as suas opiniões, pois se as referidas pessoas não tiverem certeza sobre esse ponto e consumirem essas comidas, serão condenadas por Deus e por sua própria consciência.
Romanos 15.1-4
TEMA: Devemos suportar a irritação causada pelas práticas de pessoas que não têm certeza se Deus vai condená-las por haverem praticado certas coisas proibidas pela lei de Moisés, e devemos fazer as coisas que agradam a nossos irmãos cristãos, pois Cristo já nos deu o exemplo disso.
Romanos 15.5-6
TEMA: Que Deus possa capacitar vocês a viverem em harmonia uns com os outros.
Romanos 15.7-12
TEMA: Aceitem-se mutuamente como Cristo os aceitou, lembrando-se de que aquilo que Cristo realizou se destinou a ajudar os judeus e fazer com que os não judeus louvassem a Deus.
Romanos 15.13
TEMA: Que Deus torne vocês totalmente alegres e pacíficos, para que possam ter abundante esperança.
Romanos 15.14-16
TEMA: Escrevi a vocês com franqueza nesta carta por causa daquilo que Deus bondosamente me mandou fazer entre os não judeus.
Romanos 15.17-21
TEMA: Sinto muita satisfação no meu trabalho para Deus, que acabo de completar nesta região, proclamando o evangelho em lugares onde antes ninguém tinha ouvido a mensagem de Cristo
Romanos 15.22-29
TEMA: Por causa deste trabalho, fui impedido com frequência de ir visitar vocês, mas espero vê-los ao viajar por sua região, e espero que vocês possam me dar o que necessito para minha próxima viagem. Mas agora estou saindo para Jerusalém para levar uma ajuda monetária ao povo de Deus dali. Portanto, vou visitar vocês em Roma mais tarde, e sei que Cristo vai abençoar-nos ali.
Romanos 15.30-33
TEMA: Rogo que vocês orem com fervor que Deus possa me proteger dos judeus incrédulos na Judeia, e que o povo de Deus ali esteja disposto a aceitar o dinheiro que estou levando, e também que eu possa ser revigorado por minha visita a vocês. Que Deus esteja com todos vocês
Romanos 16.1-2
TEMA: Estou apresentando e recomendando Febe, e peço que vocês a recebam como irmã crente, proporcionando-lhe tudo que ela precisar.
Romanos 16.3-16
TEMA: Cumprimentem muitos indivíduos entre os crentes ali. Todas as congregações desta região lhes mandam saudações.
Romanos 16.17-20
TEMA: Reparem naqueles que provocam brigas entre vocês e aqueles que instigam as pessoas a se afastarem de Deus. Evitem tais pessoas, pois elas só querem satisfazer seus próprios desejos e enganar os que não desconfiam dos seus motivos. Se vocês evitarem tais pessoas, Deus logo vai esmagar Satanás debaixo dos pés de vocês.
Romanos 16.21-24
TEMA: Vários daqueles que estão comigo mandam saudações.
Romanos 16.25-27
TEMA: Louvemos sempre Aquele que é o único Deus, o único verdadeiramente sábio.